Uma noite no Sotam Country House, em Góis

Um casal que decidiu fazer uma escapadinha à Serra da Estrela e arredores, uma cadelinha que dormiu fora de casa pela primeira vez e um alojamento onde pudemos pernoitar os três. Podia ser este o resumo da nossa passagem pelo Sotam Country House, em Góis, mas há mais que merece ser contado!

No passado mês de Março eu e o Zé fizemos uma escapadinha à Serra da Estrela e arredores. Apesar do que o nome sugere não foi uma escapadinha-tão-romântica-assim porque decidimos levar connosco a nossa mascote canina: a Peppa! E, como iríamos dormir fora, tivemos que procurar alojamento que aceitasse animais. Numa breve pesquisa pelo Booking* cheguei ao anúncio do Sotam Country House que logo me conquistou pelo ambiente aconchegante e decoração pitoresca transmitida nas fotografias. O preço estava dentro do nosso orçamento, as condições agradaram-nos e reservámos a estadia.

No dia marcado chegámos ao Sotam Country House: uma casa vermelha com ar de casinha-da-avó melhorada, bicicletas à porta, numa rua discreta… as expectativas estavam a cumprir-se. Fomos muito bem recebidos pelo Sr. João e pela Srª. Célia que nos mostraram o espaço, contaram a história dele, deram-nos a escolher o quarto onde dormir (seríamos os únicos hóspedes dessa noite) e ainda nos fizeram fogueira na salamandra! Depois de um dia de chuva, uma longa viagem de carro pela serra e algum cansaço acumulado, foi o final de dia mais confortável que poderíamos pedir.

sotam-country-house-1sotam-country-house-2

O facto de ficarmos sozinhos nessa noite deixou-me insegura, pois estamos a falar de uma casa grande e que não conhecíamos e numa zona remota, mas o casal que nos recebeu ficaria a dormir a 5-10 minutos daí e disponibilizou-se para voltar de imediato caso alguma coisa acontecesse. Por outro lado até foi bom termos a casa para nós porque, sendo esta a primeira vez da Peppa a dormir fora de casa, era importante que o ambiente fosse calmo também para percebermos como ela se sentiria. No fundo esta experiência serviu como teste para outras viagens que planeamos fazer com ela – e ela portou-se lindamente!

sotam-country-house-5sotam-country-house-8sotam-country-house-7sotam-country-house-6

As fotografias que vi no Booking fizeram jus ao Sotam: é uma casa de campo com vários móveis recuperados e recheada de relíquias em cada canto, que lhe conferem uma aura nostálgica e transmitem a sensação de que tudo ali foi pensado e feito com carinho e dedicação.

Vale a pena revelar que Sotam é Matos escrito ao contrário, o apelido da família a quem esta casa pertence e que, antes de se tornar num alojamento local, era a casa de férias deles. Daí a quantidade de pormenores incríveis que encontramos em cada divisão!

O Sotam tem 6 quartos e nós escolhemos ficar na suite ‘Romeu e Julieta’ por ter uma casa-de-banho maior. Apesar de não imaginar algo assim cá em casa, adorei a decoração deste quarto porque acompanha na perfeição o ambiente desta Country House, com um toque de “romance de outros tempos” como nos sugerem os cortinados de corações em crochet, a colcha de patchwork florido, os puzzles românticos emoldurados, entre tantos outros pormenores.

sotam-country-house-10sotam-country-house-9sotam-country-house-13sotam-country-house-12

Apesar da minha insegurança inicial, tirando alguns ruídos ocasionais que interrompiam o silêncio característico das noites no campo (água da chuva a pingar, gatos na rua… nada de especial) e uma cama desconhecida que temos sempre tendência a estranhar (o colchão não ajudou muito, podia ser mais confortável), a noite foi bem passada e sem nada de estranho acontecer.

Na manhã seguinte, à hora combinada, lá estavam o Sr. João e a Srª Célia a preparar-nos o pequeno-almoço. Assim que desci do quarto para levar a Peppa à rua, o cheiro de algo doce a assar no forno invadia a cozinha e a sala, mas só quando nos sentámos à mesa para comer é que percebemos que eram croissants e pãezinhos caseiros – e como eram bons! A acompanhar tínhamos também várias geleias caseiras (de tomate, de amora, de abóbora… até de kiwi e courgette!), fiambre e queijo fatiados, iogurtes, café, leite, sumo natural… não nos podemos queixar da variedade!

sotam-country-house-15

Infelizmente o tempo foi curto e chuvoso para aproveitarmos o Sotam com tudo o que ele tem para oferecer. Noutras circunstâncias possivelmente teríamos aproveitado o jardim da casa, a churrasqueira e as experiências e actividades que o João, filho dos proprietários, nos poderia proporcionar, mas até nisso escolhemos mal a data porque ele estava a recuperar de um acidente. De qualquer forma a nossa estadia no Sotam foi muito boa e só trazemos de lá boas memórias! O casal foi super hospitaleiro, fez-nos sentir como se a casa fosse também nossa e fizeram tudo para garantir que não nos faltava nada. Limpeza e arrumação são também aspectos dos quais não nos podemos queixar porque estava tudo impecável.

Quando um dia voltarmos a esta região já sabemos onde ficar! Fomos muito bem recebidos pela família Matos e sem dúvida que recomendamos esta Country House a quem esteja a também em passeio com o/a seu/a amigo/a de quatro patas – é sossegado e há espaço na rua para correr e brincar. Fica aqui o registo da nossa experiência, espero que vos seja útil! 😃

Queres receber um reembolso de 10% do teu alojamento através do Booking? Faz a tua reserva a partir deste link.

sotam-country-house-4

*Link de afiliado. Sem qualquer custo para ti, poderei receber uma recompensa se fizeres uma reserva através dele.