decor | 10 ideias modernas e criativas para dividir espaços

Há muito tempo que os biombos deixaram de ser a única opção para separar espaços interiores. Hoje em dia existem muitas ideias para divisão de espaços que podemos pôr em prática em nossa casa, seja comprando ou fazendo nós próprios.

Foi para dividir a sala-de-estar do hall de entrada cá de casa que comecei a procurar ideias para dividir espaços. Fazia-me confusão entrar em casa e dar logo de caras com a sala, já para não falar da falta de privacidade quando abríamos a porta a alguém.

É possível separar dois ou mais espaços com elementos simples que não implicam obras na casa. Paredes de gesso acartonado (mais conhecido como ‘pladur’), estantes e painéis vazados são apenas alguns exemplos. Neste post reuni algumas sugestões ☺

ideias-de-divisão-de-espaços (1)

foto: inexposed.com

Exemplo de um painel vazado bem elegante. O facto de ser branco faz com que se integre facilmente na decoração dos espaços, sem pesar visualmente. Existem várias lojas de decoração que prestam este serviço, basta contactar e pedir orçamento.

ideias-de-divisão-de-espaços (8)

foto: inspiredhomeideas.com

ideias-de-divisão-de-espaços (5)

foto: furnishburnish.com

Duas soluções simples e acessíveis com estantes modulares como as que encontramos no Ikea. O espaços dos cubos podem ser preenchidos com portas, gavetas ou livres para decoração.

ideias-de-divisão-de-espaços (18)

foto: casa-atelier.com

Uma cortina opaca ou ligeiramente transparente também pode ser uma opção para dividir espaços, sobretudo se estivermos a falar de um quarto e do seu closet, por exemplo. A grande vantagem é poder desviá-la facilmente para permitir a entrada de móveis no espaço.

ideias-de-divisão-de-espaços (4)

fotos: pinterest.com

Esta ideia de estante em módulos para divisão de espaços é uma das minhas preferidas! Além de separar os espaços, funciona como protecção das escadas e elemento decorativo.

ideias-de-divisão-de-espaços (1)

foto: dizbook.com

Mais um dos meus preferidos porque acho que funciona bem na divisão de espaços, enquanto serve também de painel decorativo no qual podemos colocar alguns itens a complementar a decoração.

 

ideias-de-divisão-de-espaços (17)

foto: maunhaptin.jcapt.com

Para quem gosta de DIY imagino que esta seja uma ideia simples de fazer em casa: basta comprar várias ripas de madeira natural ou já tratada, cortar à medida e instalar no espaço respectivo. O efeito persiana permite alguma privacidade.

ideias-de-divisão-de-espaços (16)

foto: designmag.fr

Semelhante ao exemplo acima, esta é mais uma das soluções que confere alguma privacidade a ambos os espaços. Olhando atentamente parece tratar-se de um painel deslizante.

ideias-de-divisão-de-espaços (2)

foto: almaty.iprilavok.kz

Tenha sido comprada ou feita em casa, esta estante de prateleiras é perfeita!

 

IMG_8245

foto: growingsoundroots.blogspot.pt

Uma solução mais informal que alia o útil ao decorativo. Penso que será possível fazer em casa com meias-paredes em gesso acartonado ou placas MDF, e um móvel ou placas de madeira grossas para a banqueta.