beleza natural | Água de Rosas: propriedades e benefícios

Hoje em dia temos à nossa disposição cosméticos para todos os tipos de peles, todas as finalidades e todos eles com propriedades diferentes. Mas, por vezes, no que toca a cuidados da pele, menos é mais. Se são desta opinião, ou se simplesmente querem saber mais sobre água de rosas, continuem neste post.

 

beleza-natural-agua-de-rosas-propriedades-e-beneficios-4

Já não me lembro em que circunstâncias decidi comprar água de rosas pela primeira vez. Lembro-me sim que era um produto que estava sempre presente entre os cosméticos da minha mãe, e isso deu-me confiança para experimentar. Depois de alguma pesquisa percebi que a água de rosas é um produto milenar reconhecido pelas suas propriedades calmantes, antioxidantes, regeneradoras, nutritivas, anti-inflamatórias e anti-bacterianas. Começou por ser utilizada por povos árabes e índios, só mais tarde é que chegou ao mundo ocidental.

Devido ao facto de ser tão natural (consiste essencialmente em essência de rosas e água), a água de rosas pode ser utilizado em todo o tipo de peles, desde as mais sensíveis às mais problemáticas, incluindo peles mistas/oleosas e com tendência a desenvolver acne, visto que remove a oleosidade e limpa de forma eficaz, sem qualquer tipo de reacção, ao mesmo tempo que ajuda a fechar os poros e restaura o PH neutro da pele.

beleza-natural-agua-de-rosas-propriedades-e-beneficios-2

A água de rosas é um verdadeiro must-have na nossa rotina de beleza porque, além de ser muito barata e fácil de encontrar, os seus usos são muito variados:

  • Tónico facial: (a utilização mais comum): Depois de lavarmos, enxaguarmos e secarmos o rosto, passamos na pele um disco embebido em água de rosas, como se estivéssemos a remover as últimas impurezas, incluindo na zona dos olhos – em alternativa também podemos aplicar como spray. Deixamos actuar durante alguns segundos até que seja absorvida pela pele, depois apliquemos o nosso creme hidratante habitual;
  • Fixador de maquilhagem: quando aplicada sob forma de spray, e em pequenas quantidades, a água de rosas ajuda a conferir um melhor acabamento à maquilhagem, ao mesmo tempo que ajuda à sua fixação;
  • Removedor de maquilhagem: querem um desmaquilhante simples, barato e eficaz? Água de rosas! Quando misturada com óleo de amêndoas doces remove até a maquilhagem mais difícil, atribuindo ainda vários benefícios à pele – testado e aprovado!;
  • Fortalecedor de cabelo: depois de lavarmos o cabelo como habitualmente, vertemos um pouco de água de rosas sobre o couro cabeludo e deixamos atuar ficar por uns minutos. As propriedades da água de rosas aumentam o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, nutrindo e fortalecendo os folículos pilosos, o que ajuda a combater a queda de cabelo.
  • Leave-in: também aplicar água de rosas nas pontas do cabelo,  para um cabelo mais leve, macio e com uma flagrância subtil e agradável. Neste caso é aconselhado aplicar em spray;
  • Calmante: para aqueles momentos em que tudo o que desejamos é um banho de imersão, vale a pena adicionar um pouco de água de rosas à água no banho e a sua flagrância irá fazer a diferença;
  • Na cozinha: aqui vale a pena salientar que a água de rosas utilizada na culinária é ligeiramente diferente da que é utilizada enquanto cosmético, porque vai actuar no organismo. Pode ser consumida sob forma de chá para problemas de estômago e bexiga e ainda usada como aromatizante em pratos gregos, árabes e indianos.

Por tudo isto e por eu própria já ter comprovado os seus benefícios, sem dúvida que a água de rosas, à semelhança do óleo de amêndoas doces, entra para o grupo dos produtos naturais bons e baratos! É o típico produto que fazia parte dos rituais de beleza das nossas mães e avós e que ainda hoje permanece na rotina de muitas pessoas, por ser tão simples e tão benéfico.

beleza-natural-agua-de-rosas-propriedades-e-beneficios-3

Eu gosto especialmente da água de rosas por conferir uma sensação muito refrescante à minha pele, ao mesmo tempo que deixa uma flagrância agradável e suave. Uso-a sobretudo como tónico, já que muitos dos que encontramos no mercado me causam irritação ou deixam a pele ligeiramente oleosa. Com a água de rosas consigo uma sensação de limpeza pura!

Onde encontramos água de rosas à venda? Na maioria dos supermercados e também em Farmácias (exemplo: a embalagem de Água de Rosas de 250ml da marca MyLabel, do Continente, custa 0,52€).